quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DENGUE NO BRASIL


Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (24) mostra um aumento no número de áreas em estado crítico para o contágio de dengue no país e revela que 17 capitais estão sob estado de alerta. Segundo estudo realizado em 163 municípios de regiões metropolitanas, capitais, áreas de grande fluxo de turistas e regiões de fronteira, o índice de áreas sob alerta cresceu de 35,8%, em 2008, para 59,9% neste ano. No ano passado, as áreas consideradas em estado satisfatório eram de 57,8%. Neste ano, o levantamento mostra que essas regiões totalizam 39,1%.

Os dados fazem parte do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) referente a 2009. O estudo identifica criadouros do mosquito e a situação de infestação das cidades, "o que permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas", argumenta o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Segundo o estudo, do total de municípios analisados, 102 estão em situação de alerta e em pelo menos dez há risco real de epidemia. Nesses municípios, mais de 3,9% dos imóveis analisados apresentaram larvas do mosquito.

Capitais em estado de alerta

1. Rio Branco (AC)
2. Rio de Janeiro (RJ)
3. Porto Velho (RO)
4. Salvador (BA)
5. Goiânia (GO)
6. Belo Horizonte (MG)
7. Belém (PA)
8. Maceió (AL)
9. Brasília (DF)
10. Recife (PE)
11. Vitória (ES)
12. Aracaju (SE)
13. Manaus (AM)
14. São Luís (MA)
15. Boa Vista (RR)
16. Fortaleza (CE)
17. Natal (RN)

Fonte: G1

CAPIM GROSSO

Mutirão contra a Dengue

A Prefeitura de Capim Grosso, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início aos mutirões de combate ao mosquito transmissor da dengue. Nos dias 25 e 26 de novembro as equipes estarão intensificando o trabalho no povoado de Caiçara e no dia 27 de novembro o mutirão acontecerá no bairro Vicente Ferreira. Toda a equipe de combate a endemias e equipes de diversas secretarias estarão participando dos mutirões programados para os bairros e localidades com elevados índices de focos do mosquito.

Faça a sua parte! Abra a sua casa para receber os agentes da prefeitura e fique atento a possíveis criadouros em sua residência ou na vizinhança.

Informação site da Prefeitura de Capim Grosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário