quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Incêndio na Serra da Macaqueira em Jacobina devasta 03 Km de mata e cerrado


A Foto acompanha a matéria.

Um incêndio, certamente criminoso, começou ontem (16) por voltas das 10h00, na área conhecida por Serra da Macaqueira. Prepostos da Guarda Municipal, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Grupo Ecológico Serra Verde, começaram o combate tão logo chegou a noticia.
Debelado o foco de incêndio, parecia que a tranqüilidade estaria de volta às serras de Jacobina. Engano! Na madrugada desta terça-feira, (17) o fogo novamente veio à tona e levado pelo vento devastou, do Parque da Macaqueira até a Serra da Pingadeira.
Nova correria da SEAMA e dos grupos de combate a incêndio e na tarde desta terça, (17), finalmente o incêndio foi contido já na descida para a Serra do Brito.
Momentos de tensão e trabalho intenso dos cerca de 40 homens que compuseram a brigada de incêndio utilizada para debelar as chamas.
Sob temperatura de quase 42 graus os voluntários trabalharam durante toda a manhã e parte da tarde.
A devastação é total em um rastro de mais de três quilômetros de extensão por um de largura. Por onde o vento levou o fogo, nada restou. Árvores gigantescas e com dezenas de anos, palmeiras, dezenas de pés de Ypê roxo e amarelo, milhares de pés de Ouricuri, foram dizimados. Sem contar o prejuízo à fauna.
Graças aos homens da Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Grupo Ecológico Serra Verde, a devastação não foi pior, sendo contido no alto das serras da Pingadeira. O fogo não conseguiu ir além causando danos irreparáveis ao ambiente.
O pior disso tudo é que todo ano é assim. Basta começar o verão e começam os incêndios criminosos. E sabe o que acontece? Dá em nada.
Nas serras da Pingadeira ao tentar cercar os focos de incêndio, uma descoberta devastadora: A Yamana Gold, a toda poderosa mineradora que insiste em destruir o ambiente em Jacobina, abriu dezenas de crateras de sondagem nas serras do lado de lá e deixou vários locais completamente devastados. Que fazer? Ouvir e calar, já que uma voz única não vai levar a lugar algum. (Ascom/PMJ)
Reprodução: www.blitztotal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário