quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

AUTO DA COMPADECIDA


Auto da Compadecida é o espetaculo de encerramento do semestre das turmas iniciantes do matutino e vespertino. Foi escolhida porque, além de ser um dos mais importantes textos da dramaturgia brasileira, possui um grande apelo popular, com uma linguagem simples e regionalista, tão presente no semiárido baiano, assim como em todo o nordeste brasileiro, aproximando alunos e espectadores.
É um peça de teatro em forma de auto, em três atos escrita em 1955 por Ariano Suassuna. Sua primeira encenação foi em 1956, em Recife, Pernambuco. É uma comédia do Nordeste do Brasil. Insere elementos da tradição da literatura de cordel, apresenta traços do barroco católico brasileiro, mistura cultura popular e tradição religiosa.
Sinopse: A peça narra as aventuras de dois nordestinos sem eira nem beira que preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, até a chegada do cangaceiro Severino e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro e pelo diabo. O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.
Na adptação feita para a mostra de encerramento do semestre a ação ocorrre no município de Capim Grosso, semi-árido baiano.

AUTO DA COMPADECIDA
Espetáculo de Conclusão do semestre 2009.2 das turmas Nível I - Matutino e Vespertino.
Local - AEC-TEA
Data - 10, 11, 12 de Dezembro
Horário - 19:30 min.
ENTRADA FRANCA

Texto: Extraído do material de divulgação da AEC-TEA
Foto: Arnaldo Silva, do espetáculo: QUEM CONTA UM CONTO DE CORDEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário