O objetivo do Microprojetos Mais Cultura é promover a diversidade cultural do semiárido baiano por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais da região. As iniciativas contempladas, nas mais diversas linguagens, têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos.
“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e Banco do Nordeste, estamos democratizando o acesso a crédito para apoiar as múltiplas expressões culturais do semiárido, contribuindo para promover a cidadania e a autoestima de milhares de jovens”, destaca a secretária do MinC.
Mobilização
O resultado expressivo do edital é reflexo de investimentos contínuos, como a realização anterior de conferências e oficinas. Foram, assim, feitos esforços para mobilizar as comunidades e facilitar a participação pública, inclusive na atuação de Representantes Territoriais da Cultura e na formatação simplificada do edital.
Para tanto, durante todo o processo de seleção, encerrado no dia 30 de setembro, a Fundação Cultural contou com a colaboração de 36 prefeituras municipais na etapa de inscrição – tendo 24 delas participado na etapa de pré-seleção – e de 24 comissões territoriais formadas por representantes locais, além das parcerias com o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; Coordenação Estadual dos Territórios e Conselhos Territoriais; Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”; Conselhos Municipais de Cultura e Conselhos Municipais de Educação.
Reprodução: Blitz Total/Jacobina FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário