quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

TERRITÓRIO DO PIEMONTE É CONTEMPLADO COM 7 PROJETOS


Jovens de 07 municípios do Piemonte da Diamantina (Capim Grosso, Serrolândia, Caém, Saúde, Jacobina, Mirangaba e Várzea Nova) foram beneficiados pelo edital Microprojetos Mais Cultura, uma ação do Ministério da Cultura – MINC, realizada pela Secretaria Estadual de Cultura – SECULT, através da Superintendência de Cultura – SUDECULT e pela Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, que destinou R$ 3 milhões para financiar 243 projetos, que abrangem 24 territórios de identidade do estado. No Piemonte da Diamantina foram 07 entidades beneficiadas e receberão apoio no valor total de R$ 97.000,00.

O objetivo do Microprojetos Mais Cultura é promover a diversidade cultural do semiárido baiano por meio do financiamento não reembolsável de projetos de artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais da região. As iniciativas contempladas, nas mais diversas linguagens, têm como beneficiários ou proponentes jovens entre 17 e 29 anos.

“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e Banco do Nordeste, estamos democratizando o acesso a crédito para apoiar as múltiplas expressões culturais do semiárido, contribuindo para promover a cidadania e a autoestima de milhares de jovens”, destaca a secretária do MinC.

Mobilização

O resultado expressivo do edital é reflexo de investimentos contínuos, como a realização anterior de conferências e oficinas. Foram, assim, feitos esforços para mobilizar as comunidades e facilitar a participação pública, inclusive na atuação de Representantes Territoriais da Cultura e na formatação simplificada do edital.

Para tanto, durante todo o processo de seleção, encerrado no dia 30 de setembro, a Fundação Cultural contou com a colaboração de 36 prefeituras municipais na etapa de inscrição – tendo 24 delas participado na etapa de pré-seleção – e de 24 comissões territoriais formadas por representantes locais, além das parcerias com o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; Coordenação Estadual dos Territórios e Conselhos Territoriais; Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”; Conselhos Municipais de Cultura e Conselhos Municipais de Educação.

O Microprojetos é uma ação do Mais Cultura, principal programa do governo federal para promover o acesso da população a bens e serviços culturais. Na Bahia, a inciativa é desenvolvida em parceria da Funarte, da Secretaria Estadual de Cultura, através da Superintendência de Cultura – SUDECULT e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, com o apoio do Banco do Nordeste – BNB, através do Instituto Nordeste Cidadania – INEC.

Reprodução: Blitz Total/Jacobina FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário