quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DELEGACIA DE POLÍCIA GANHA APOIO DO JUDICIÁRIO






Com a participação direta do Judiciário, a delegacia de Capim Grosso está melhorando a sua carceragem. Duas selas estão sendo preparadas no antigo setor administrativo, uma para a prisão de mulheres e outra para abrigar adolescentes infratores. Nesse mesmo espaço, o delegado de policia, Dr. Cleber Azevedo informa que o telhado, um dos grandes problemas enfrentados pela equipe de trabalho, principalmente em período chuvosos, vai ser substituído por uma laje, material já foi comprado e em breve a realização do serviço. O setor administrativo da delegacia ganhou um novo ambiente com: recepção, sala do delegado, espaço destinado para o atendimento da população e registro de ocorrências.

Os recursos para a construção foram provenientes do Judiciário, através de Dr. Tiago Brasileiro Franco, ex-Juíz da Comarca Local, e administrado pelo Rotary Clube, na gestão do então presidente, Hélio Mendes Rios.

Sem apoio do governo do estado e a carceragem em estado desumano, o trabalho de melhoramento da delegacia começou a ser desenvolvido por Dr. Tiago Brasileiro Franco, trabalho esse que ganhou também a atenção de Dr. Marcos Ledo, que assim como o ex-Juíz, vem se utilizando do TCO – Termo circunstanciado de Ocorrência, para destinar recursos para a delegacia e outros segmentos, como Conselho Tutelar, Policia Militar e outros.

Diante dessas decisões a delegacia vem tendo os seus problemas de infra-estrutura parcialmente resolvidos. Além do que citamos quanto à criação de duas selas, a parede que separa uma das selas da garagem da delegacia foi reconstruída, a parede da frente foi duplicada, no teto, ponto de grande fragilidade com registro algumas fugas, foi feito um trabalho com vigas de cimento e destinado para banho de sol dos detentos.

A delegacia, além de estar recebendo todo apoio do Judiciário, passou a contar também com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que através do presidente Jamilton Rios, anunciou na reunião do Conselho de Segurança, a liberação de 100 litros de gasolina/mês, para ambas as policias, material de limpeza e uma funcionária para ajudar nos trabalhos tanto da delegacia quanto da Policia Militar.

A delegacia voltou a ganhar atenção da administração municipal, quando, recentemente, o prefeito confirmou que voltaria a colaborar com os trabalhos não só da policia civil, como também da militar. Abastecimento, dois servidores que seriam deslocados de outros setores para ajudar nos trabalhos da delegacia e mais o apoio para a realização de uma audiência com o secretário de Segurança Pública do Estado, Dr. César Nunes. Encontro esse que está sendo trabalhado pelo conselho comunitário de segurança do município, com a participação de outros segmentos da sociedade como: Ministério Público, Judiciário, Rotary Clube, Associação Comercial, CDL, Policias Militar, Civil e PRF (Policia Rodoviária Federal), Paróquia São Cristóvão, Rádio Comunitária Contorno Fm, Câmara Municipal de Vereadores, STTR – Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, Conselho Tutelar e outros. Para essa audiência com o Secretário, a comissão entregará um documento que vai apresentar as principais necessidades do setor de segurança do município e mais um abaixo-assinado que está sendo trabalhado pelas entidades ora citadas. Um dos pedidos que predominará no documento que está sendo elaborado, se refere a implantação de uma companhia independente de Policia Militar no município. Um dos grandes anseios de toda a população.

È assim que vem sobrevivendo a segurança de Capim Grosso, sem muitos recursos, ou quase nada, mas trabalhando para responder a tantas cobranças e solicitações da comunidade. Enquanto que o estado, que tem por lei a obrigação de cuidar da segurança, apresentou como contrapartida as muitas necessidades do município o envio através da 24ª. CIPM – Companhia Independente de Policia Militar – com sede em Jacobina, dez policiais para atuar em Capim Grosso, Quixabeira e São José do Jacuípe. A sociedade quer mais e espera mais do governador Jaques Wagner, dono de mais de 70% dos votos na eleição que lhe deu o direito de administrar o estado.


Texto e Fotos: Arnaldo Silva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário