sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Principais acusados pelo 11/09 serão julgados em Nova York

O secretário de Justiça dos EUA, Eric Holder, confirmou nesta sexta-feira, 13, que o autoproclamado mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001, o paquistanês Khalid Sheikh Mohammed, e mais quatro suspeitos de terrorismo detidos na base naval de Guantánamo, Cuba, serão julgados em Nova York por um tribunal civil. Segundo Holder, a Promotoria deve pedir a pena de morte para os acusados pelos atentados que mataram 2.973 pessoas.
Além de Mohammed, Waleed bin Attash, Ramzi Binalshibh, Mustafa Ahmad al-Hawsawi e Ali Abd al-Aziz Ali serão transferidos para uma prisão federal de segurança máxima em Nova York. A transferência deve acontecer 45 dias após o Congresso ser comunicado e autoridades locais e estaduais serem consultadas. Holder afirmou esperar que "os promotores busquem a pena de morte para cada um dos conspiradores do 11/09". Segundo ele, os detidos sob acusação de envolvimento com o 11 de Setembro serão julgados a algumas quadras do local onde ficavam as Torres Gêmeas.
Mais cedo, sem confirmar detalhes da decisão, Obama disse que essa é uma questão de segurança legal e nacional. "Estou absolutamente convencido de que Khalid Sheikh Mohammed será submetido aos processos mais exigentes da Justiça", disse o presidente durante entrevista coletiva no Japão, onde iniciou um giro pela Ásia.

Mais informações no estadão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário