sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Targino Gondim, forrozeiro que vai estar no GAROTA REGIONAL BLITZ TOTAL 2009, recebe título de cidadão baiano e emociona Assembléia


Com o plenário lotado a Assembléia Legislativa da Bahia entregou na tarde desta quinta feira o título de cidadão baiano ao cantor, compositor e artista Targino Gondim. Nascido em Salgueiro, um dos dez irmãos do velho Targino, o homenageado e a sua família mora em Juazeiro desde os 12 anos de idade. Seu primeiro sucesso “Olha pro céu”, data de 1994, mas tornou-se nome nacional e internacional com a música “Esperando na janela”, tema do filme “Eu, Tu e Elas”, gravada por Gilberto Gil e vencedora do Granmmy Latino em 2001. A homenagem, iniciativa do Deputado Roberto Carlos e de co autoria do deputado Pedro Alcântara, foi comentada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo: “Somos um casa plural e política e por isso mesmo, muito exigente na concessão de títulos de cidadania. Não tenho lembrança de nenhum titulo apresentado aqui que tenha sido aprovado por unanimidade como foi o de Targino”. Nilo lembra que a votação dos títulos é secreta, “por isso mesmo sujeita a surpresas” e “a concessão só é feita por unanimidade quando o homenageado tem realmente serviços prestados à Bahia. A Assembléia Legislativa da Bahia tem orgulho de poder lhe conceder este título e o Deputado Roberto Carlos com essa iniciativa deixa seu nome inscrito nos anais desta Casa”. Targino, simples, fez um discurso emocionante. Relatou as dificuldades da família e “a vergonha de tocar sanfona em público” quando começou: “Mas meu pai transmitiu o amor que tinha por Luiz Gonzaga e o amor pela sanfona”. “Lembro que tocava em festas, era arte finalista e diagramador do Jornal de Juazeiro e quando saia era par tocar. Juazeiro foi quem me apoiou e me deu tudo que tenho”. Disse que a sua iniciativa de fazer o Festival da Sanfona em Juazeiro foi criticada: “Salgueiro, Caruarú, Campina Grande, todo mundo me dizia esse festival tem de ser feito aqui. Fiz em Juazeiro e vamos fazer outro, porque foi o maior festival d sanfona já feito até hoje no Brasil”.

Informação: Diário da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário