quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Segurança Já!

Dr. Gilber Oliveira, Promotor susbstituto da Comarca atendendo a reportagem da Contorno FM.
Dioman Borges, Presidente do Conselho de Segurança.

Vários segmentos da Sociedade Civil participaram do encontro.

Representantes do Ministério Publico, Policia Militar, Delegacia de Policia e Conselho de Segurança/Fotos: Arnaldo Silva.

Mais um encontro para falar de segurança publica no município de Capim Grosso. Desta vez o encontro aconteceu no salão do Júri, anexo ao Fórum. Participaram do encontro: Dr. Gilber Oliveira, Promotor Substituto da Comarca local; Dr. Marcos Ledo, Juiz; Subtenente Adalberto; Dr. Cleber Azevedo, Delegado da Policia Civil; Dioman Borges, Presidente do Conselho de Segurança; Marco Ferreria, Inspetor da Policia Rodoviária Federal; Adnaldo Pereira, Presidente da Associação Comercial; Jorge da Silva Têxtil, Presidente da CDL, mediante determinação da Justiça; Jamilton Rios, Presidente da Câmara de Vereadores; D. Lourdes, representante do STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Capim Grosso; Pe. Pedro, representante da Paróquia São Cristóvão; Rosa, Presidente do Conselho Tutelar e outros representantes como vereadores e membros da comunidade.
De tudo um pouco foi discutido na reunião: falta de material de limpeza, combustível, falta de agentes para a Policia Civil, implantação de uma Companhia Independente em Capim Grosso ou até mesmo uma base da CAESA.

Quantas as necessidades urgentes foi conseguido 100 litros de gasolina para ambas as policias, material de limpeza e um funcionário para a delegacia. As doações foram confirmadas pelo presidente da Câmara, o Vereador Jamilton Rios.
O promotor Dr. Gilber Oliveira falou de TCO’s que estão sendo destinados para ajudar as policias e da omissão do estado quanto às necessidades vividas pela cidade no tocante a segurança, deixou claro que se as coisas continuarem nesse patamar que vem sendo registrado nos últimos meses, o Ministério Publico irá ingressar com uma ação contra o estado. Sugeriu a formação de uma comissão entre as autoridades e sociedade civil para conversar com o governador ou representantes da administração e incentivou a continuidade de uma campanha para coleta de assinaturas encabeçada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública com apoio das entidades presentes no encontro.

Diante das declarações de Dr. Cleber Azevedo, delegado da policia civil, o padre Pedro, sugeriu que as entidades pudessem pagar uma pessoa para ajudar nos trabalhos da delegacia. Quanto a isso o delegado acrescentou que pessoas ligadas à administração municipal foram treinadas e estavam exercendo as funções a contento, mas foram tiradas da delegacia. Para o delegado a intenção é bem vinda, mas precisa trabalhar um nome que se encaixe na proposta de trabalho da delegacia.

Dioman Borges, presidente do Conselho, falou que há três meses aconteceu o registro do conselho e que agora só resta a liberação do CNPJ por parte da receita federal e a abertura da conta bancária para o início das atividades oficiais do conselho. O Conselho de Segurança do Município foi criado em Maio de 2008 e tem como objetivo envolver toda a comunidade no que diz respeito à implantação de políticas públicas que venham contribuir para a segurança das pessoas.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 9 de Dezembro. Quanto o encontro com o governador, o presidente da Câmara Jamilton Rios, ficou de agendar através do Presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário