sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Associação Caiçarense realiza Seminário

Representantes da Associação preprando o almoço dos convidados.

O palestrante é Flávio Antonio Mesquista Marques - EDBA/Jacobina.
Participantes do Seminário sobre a Cultura da Palma.

Sede da Associação Caiçarense.


A palma (Opuntia ficus indica) é uma cactácea de hábito de crescimento ereto, porte indeterminado, apresentando poucos espinhos e suas folhas foram adaptadas, conforme a evolução em “raquetes” diminuindo assim a evapotranspiração com a perca d’água.
Seu cultivo é de fácil realização, se adaptando em regiões onde ocorre baixa precipitação e altas temperaturas. Seu plantio se da nas primeiras chuvas, colocando uma “raquete” por cova, sempre colocando a parte cortada para baixo. Apresenta em torno de 5% de PB e sua principal característica é a alta umidade (cerca de 90% d’água) conforme a idade da planta.

A Associação Comunitária Caiçarense, com sede no Povoado de Caiçara, município de Capim Grosso realizou nesta sexta-feira, 13 de Novembro, Seminário sobre a Cultura da Palma Forrageira, o ouro verde do Nordeste.

A programação foi aberta ás 8:30 da manhã, na sede da associação com uma apresentação Teatral (Grupo da Comunidade) e contou com um grande número de representantes de associações do município e representantes da EDBA.

Entre os participantes registramos a presença de Renato Coelho da Silva, Engenheiro Agrônomo e Gerente da EBDA/Jacobina, Nilza de Araújo Oliveira, Extensionista Social da EBDA/Jacobina, Paulo Sérgio Godim de Almeida, Técnico em Desenvolvimento Regional da CAR/Jacobina, Carlos Durte Silva, Médico Veterinário da EBDA/Cruz das Almas e Maria das Graças Marinho Lima, Nutricionista da EDBA/Jacobina.

Temas desenvolvidos no seminário: Desenvolvimento regional com Paulo Sérgio Godim de Almeida, a cultura da Palma com Carlos Duarte Silva Lima e palma na alimentação humana com Maria das Graças Marinho Lima.

Mais de 10 associações participaram do evento, para um total de mais de 100 incritos.

Segunda feira, 16 de Novembro, no Noticias da Contorno ao meio dia mais informações sobre o seminário de iniciativa da Associação Caiçarense. Acompanhe em 104,9 ou no www.contornofm.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário