segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Bahia registra cinco mortes de menigite


Meningite é uma inflamação das membranas que recobrem e protegem o sistema nervoso central - as meninges. A meningite pode ser de origem viral, adquirida depois de alguma gripe ou outra doença causada por vírus, ou de origem bacteriana, normalmente mais branda.
Existem várias bactérias que podem ocasionar a meningite. Uma forma contagiosa da doença é a causada pelo meningococo que transmite a doença pelo ar. Outra forma de contágio é o contato com a saliva de um doente. A bactéria entra no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta. Em seguida vai para a corrente sangüinea
Pode ocorrer dois caminhos: cérebro ou difusão pelo corpo (bacteremia), causando uma infecção generalizada conhecida como septicemia.
Sintomas em bebês de até um mês: irritabilidade, choro em excesso, febre, sonolência e moleira fica estufada, como se houvesse um galo na cabeça da criança;
acima desta idade:a criança ainda tem dificuldades de movimentar a cabeça;
a partir dos cinco anos:febre, rigidez da nuca, dor de cabeça e vômitos em jato.

Na Bahia já são cinco vítimas de menigite, todas da região de Porto Seguro. Até agora foram confirmados oito casos da forma mais grave da meningite, sendo que três infectados continuam internados.
Cléria Souza Figueiredo, 26 anos, estava internada desde o dia 25 de outubro no Hospital Luís Eduardo Magalhães, com sintomas graves da doença e foi a última vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário